ALÉM DO PONTO E OUTROS CONTOS – CAIO FERNANDO ABREU


BIOGRAFIA
Nasceu em 1948, na cidade de Santiago,no Rio Grande do Sul e faleceu em 1996. Cronista, contista e dramaturgo

CONTEXTO HISTÓRICO
Entre as inúmeras atividades do período ressaltamos:

Guerras e Conflitos

- Em agosto de 1961, ocorre a construção do Muro de Berlim.

- Em 3 de janeiro de 1961, os Estados Unidos rompem as relações diplomáticas com Cuba.

Cultura e Arte

- Em dezembro de 1967 é criada a FUNAI (Fundação Nacional do Indio)

- Em abril de 1968, é lançado um grande sucesso do cinema: 2001, Uma Odisséia no Espaço, de Stanley Kubrick.

- Inauguração do MASP (Museu de Arte de São Paulo) em 7 de novembro de 1968.

- O movimento hippie ganha força nesta década.

Política:


- Em 22 de novembro de 1963, enquanto fazia uma visita à Dallas, o presidente J. F. Kennedy é assassinado.

- Em 31 de março de 1964, um golpe militar no Brasil  tira do poder o presidente João Goulart. Início da ditadura militar no Brasil.


- Em 4 de abril de 1968, é assassinado o ativista pelos direitos civis Martin Luther King.

Música

- Em novembro de 1962 é gravado o primeiro disco dos Beatles intitulado Please, Please, Me. O lançamento ocorre em março de 1963. Esta década foi marcada pelo grande sucesso musical desta banda de rock.

- No I Festival de MPB (1965), com a canção Arrastão, de Edu Lobo e Vinicius de Moraes, Elis Regina começa a fazer sucesso no cenário musical brasileiro.

- No final da década tem início o tropicalismo, importante movimento cultural brasileiro.

- Janis Joplin é o símbolo do movimento de contracultura na música.

- Em 1965, a TV Record lança o programa dedicado a música brasileira chamado de "Jovem Guarda". O programa durou até o ano de 1968.

- Realização, em 1969, do Primeiro Festival de Woodstock nos Estados Unidos.

Características do livro: 15 narrativas em sua maioria curtas.

Estilo: ficção urbana.

Linguagem:  escreve com clareza e objetividade jornalística, o seu texto tem muito diálogo no decorrer da trama, característica certamente trazida do teatro, entretanto, apesar da concisão e simplicidade, Caio usa expressões muito poéticas demonstrando um domínio da linguagem como, por exemplo, "mesmo atrás dos silêncios, os silêncios saciados" vemos a musicalidade dessa aliteração, do conto "Para uma Avenca partindo."

Lugar: o espaço nos contos é o ambiente urbano, as cidades e sua rotina e pressão, o engaiolamento do ser nas convenções.

Personagens: em geral, os tipos retratados são discriminados, oprimidos, sem-marginalizados como Raul e Saul, personagens do conto homônimo, as personagens retratam ainda o ceticismo do próprio autor.

Tempo: registro do cotidiano, instantâneos de um momento como em “O coração de Alzira”no qual uma esposa entediada enquanto observa o sono do marido se dá conta de suas frustrações ou no conto “Para uma avenca partindo” quando num monólogo, um namorado que quer falar algo importante para a namorada percebe que a amada está na rodoviária partindo; ou ainda em “Linda, uma história horrível”  onde o filho volta pra casa e tenta revelar pra mãe que está com AIDS. Pouco tempo dentro do tempo .

Temas e sub-temas: Desencontros amorosos em "A fuga", "Para uma avenca partindo", "O Coração de Alzira",  Intimismo: onde mostrar afeto seria demonstração de fraqueza, como em "Linda, uma história horrível,  Amor forte, no caso de Raul e Saul,  onde a repressão é pior que a tortura física. 

Estrutura: Característica narrativa é a pouca descrição, o minimalismo, o autor valoriza os pensamentos, as reflexões dos personagens, a ação, o episódico, ficam em segundo plano, em primeiro lugar estão as aflições das personagens e seus embates psicológicos, por isso a maioria dos contos é curta e direta.

Comentário:
Vale muito à pena ler, emocionante!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog